Por que decoração com plantas é uma boa ideia?

Uma das maneiras mais fáceis e práticas de transformar algum ambiente de sua casa ou trabalho, é adicionar plantas. A vegetação traz beleza, caráter, harmonia e boa energia em todos os espaços. Existem muitas espécies que se adaptam bem a ambientes internos e, havendo luz natural, as plantas combinam com qualquer ambiente.


Mas, antes de fazer a escolha na decoração com plantas, é preciso se atentar às condições de luz, temperatura e umidade de cada cômodo. O segredo é priorizar as áreas mais iluminadas e que estejam mais próximas das janelas. Outro ponto importante é verificar o espaço disponível e ver qual é o ideal para cada espécie, além de conhecer os cuidados com as plantas, que também são diferentes para cada tipo.

 

Melhores plantas para cultivar em casa

Antes de escolher uma planta para um ambiente, é válido prestar a atenção se bate sol direto ou não. Caso bata sol, é legal saber o horário, pois quanto mais próximo do meio dia mais forte é o sol. Existem plantas que não gostam do sol diretamente nelas, mas já outras precisam de sol. A rega também varia de acordo com a espécie. Prefira plantas adequadas à sua rotina: quantas vezes cada pessoa consegue regar na semana também é um fator importante na hora de escolher

 

Foto: Reprodução / The Green Hub

Marantas

Essa espécie possui algumas variações e, além de tons de verde, misturam também tons de rosa e roxo. Devem ser cultivadas à meia-sombra: expô-las à luz solar direta e intensa faz com que as folhas fiquem descoloridas, enroladas e com as margens secas.

 

 

 

 

 

 

Foto: Reprodução / Kim Lobker

 

Jiboia

É uma planta de clima tropical, acostumada a viver sob a sombra de outras plantas. Para que cresça saudável é importante um solo rico em matéria orgânica combinado com irrigações frequentes, calor e uma boa luminosidade.

 

 

 

 

 

 

Foto: Reprodução / iStock

Antúrio

Tradicionalmente usada em vasos no interior das casas, não requer sol direto para se desenvolver e possui flores muito duráveis. Suas folhas têm formato de coração e suas flores podem ser de diversas cores, como vermelho, branco, verde, roxo ou rosa. Se desenvolve bem em local bem iluminado, somente com luz difusa.

 

 

 

 

 

 

Ideias criativas para a decoração com plantas

 

Para decorar a casa com plantas é interessante criar diferentes alturas e volumes, misturando texturas e cores. Apenas lembre-se de colocar juntas plantas que gostem das mesmas condições de luz.

 

 

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não esqueça de consultar um profissional para decorar o seu lar de forma adequada!