Quem gosta de renovar o visual de seu lar se encanta com tantas opções de tonalidades disponíveis no mercado atualmente. Contudo, na hora de selecionar uma cor, é importante ficar atento às sensações e aos estímulos despertados por cada uma delas.

As cores podem conferir ao ambiente um aspecto maior, menor, mais úmido, seco, acolhedor ou repulsivo, entre outras impressões. Cabe somente a si prestar atenção às cores e tomar conhecimento de seus objetivos na inovação da casa.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O branco é considerado como sendo a cor da perfeição.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Branco – Espiritualidade

O branco é a cor que representa a pureza, a limpeza, suavidade e a situação de tranquilidade, já que é uma cor neutra e harmoniza com qualquer tipo de decoração. 

Na decoração:  A dica é usar o branco com mais cores ou em banheiros, corredores e cozinhas, pois o excesso do branco pode ser desconfortável.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Use-a quando quiser se sentir mais jovem. Esse é o tom das risadas e comemorações.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Laranja – Expande o seu pensamento

O laranja é uma cor muito ligada a coragem, ao intelecto, ao mental. Significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. Aumenta a autoconfiança e incentiva que você se expresse com mais segurança.  Algumas vibrações negativas da cor laranja são o nervosismo, ansiedade e descontentamento, motivo pelo qual não deve ser usada por pessoas estressadas ou que se irritam com facilidade. 

Na decoração: É recomendável para cozinhas, salas de jantar e salas de visitas, sempre sem haver excesso no seu uso.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Amarelo é a cor que estimula boas conversas e o clareamento de ideias.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Amarelo – Foco

O amarelo é uma cor que vai oferecer bastante alegria para o lugar. Com enorme carga de felicidade e otimismo,  significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria simbolizando o Sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade.

Na decoração: Pode ser aplicada na decoração em lugares que a família estará presente e reunida, pois a cor estimula boas conversas e clareamento de ideias. Aposte em detalhes pequenos e pontuais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O verde ajuda a despertar o talento e inspira você a mostrá-los para o mundo.

 

Verde – Prosperidade

A cor que simboliza a natureza oferecendo paz, relaxamento e frescor. Se você está buscando novos desafios e crescimento pessoal, aposte nessa cor. Quando pensamos em saúde também é esse o primeiro tom que vem em mente. Ele representa a nutrição e o equilíbrio do corpo. Use para rejuvenescer e aumentar o bem-estar físico e emocional. Não tenha medo de apostar no verde.

Na decoração: Pinte uma parede ou traga móveis como cadeiras e mesa de centro para o lar. Nos detalhes aposte em tigelas ou toalhas de banho. Cuidado com os tons mais escuros que podem gerar sensação de cansaço para o lugar.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

Sala decorada | Design de Interiores | Apartamento decorado por Virna Carvalho Arquiteta na Península da Barra da Tijuca RJ

Sala Decorada

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Vermelho – Paixão

 O vermelho trata-se da cor de maior intensidade, ele é capaz de despertar fortes sensações nos indivíduos estimulando a circulação sanguínea e permitindo a liberação de adrenalina, o vermelho pode ser incentivo aos moradores. É uma cor que traz, energia, excitação e alegria. 

Na decoração: A parede vermelha é uma ótima estratégia para quem dar um toque de cor e destaque ao ambiente. A cor da paixão pode valorizar muito o espaço. No entanto, por ser bastante forte, o vermelho pode gerar determinados malefícios para o lugar se usado de maneira exagerada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Se preferir, aposte nos pequenos detalhes, que dão um toque especial no ambiente.

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Azul – Paz e Eficiência

O Azul Claro é uma cor que tem o efeito calmante e tranquilizante. Usado em um ambiente ele tem o efeito de trazer calma para o lar, harmonizando as relações e aliviando as tensões. Já o azul escuro é uma cor que inspira a eficiência e a tomar decisões. É uma cor que limpa os pensamentos e ajuda a ter clareza sobre o que é dispensável e o que realmente importa.

Na decoração: O Azul Claro use sem medo de ousar, pinte paredes, invista em móveis como cabeceiras e cadeiras ou traga o tom para o lar nas cortinas. E, acredite, até o teto da casa pode exibir esse tom sem riscos. Apesar de ser um tom forte, o Azul Escuro pode ficar ótimo na sala. Se preferir, aposte nos pequenos detalhes, bandejas e cestos de lixo que dão um toque especial aos ambientes. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O rosa traz ternura e conforto mesmo nos momentos de transição.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 Rosa – Amor

Todo mundo já sabe que essa é a cor do amor. Gentil e aconchegante, o rosa traz ternura e conforto mesmo nos momentos de transição. O rosa é a cor das emoções, dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro.

Na decoração: Use na sala, quartos ou banheiros para trazer hospitalidade. Que tal um abajur, passadeira ou cortinas?