Tijolos Aparentes

tijolo maciço de barro acompanha a história da arquitetura na construção no mundo e já foi o grande protagonista das construções no Brasil. Atualmente, ainda são muito utilizados de forma aparente (ou à vista, como também é conhecido tijolos aparentes) e se tornou um verdadeiro fenômeno decorativo. Com tons rústicos, transita entre todos os gostos, agregando aconchego à decoração do ambiente. Seja como um revestimento verdadeiro ou papel de parede imitando o visual.

Vantagens x desvantagens do uso de tijolos na parede

Dentre as suas principais vantagens estão o preço acessível, a resistência e durabilidade; o conforto térmico e acústico. Por outro lado, quando utilizado em áreas externas: sujam facilmente; os tamanhos e as cores mudam bastante, necessitam de manutenção regrada e aplicação de resina mensalmente.

 Seja para compor paredes, seja apenas para revesti-las, a intenção é deixá-los à mostra!

Como escolher as marcas/modelo do tijolo?

 Escolha com atenção os tijolos aparentes mais adequados ao seu projeto, levando em consideração a qualidade das peças, seu formato, cor e o custo. Blocos ruins costumam ser mais baratos, mas dão prejuízo pois a perda é grande. Na hora da compra, verifique se as peças tem a marca do fabricante estampada, isso garante sua qualidade; ao bater um tijolo no outro, a emissão de um som metálico demonstra resistência; se o interior da peça estiver cinza, a queima não foi bem feita; cheque também se ele não quebra ou se esfarela com facilidade.

 

Brick Studio - Lepri / Tijolinhos | Fonte: Google

Brick Studio – Lepri / Tijolos| Fonte: Google

 

*Brick Studio – tijolos feitos de argila e cerâmica, com 12 cores diferentes.

*Lepri – tijolos feitos de cerâmica e materiais sustentáveis, como resíduos de lâmpadas fluorescentes e louças. Dentre os mais parecidos com o tijolinho convencional estão: Brick Mattone Rosso e Brick Contemporâneo Terracota.

 

Paliman / Pasinato | Fonte: Google

 

*Palimanan – tijolos feitos de barro. A Coleção tem 11 categorias diferentes e os mais parecidos com o tijolinho convencional são: Inglês Duet (um dos mais populares da marca), Provence Marceille e Rockface Colorado.

*Pasinato – tijolos feitos de cerâmica natural, com mesclas de diferentes tonalidades.

 

Passeio / Portobello / Tijolinhos

Passeio / Portobello / Tijolos | Fonte: Google

 

*Passeio – tijolos feitos de barro, o autêntico tijolinho. Tem dois tipos de acabamento nas bordas: Brique (mais rústico, que pode ser usado com o rejunte de 1cm, bem convencional) e Brique Lisser (com borda lisa).

*Portobello – tijolos feitos de cerâmica, com acabamento mais polido. Dentre os mais parecidos com o tijolinho convencional estão: Brit Abbey Road (peças de cores irregulares), Terracotta Di Bologna e Terracota Muro Tramonto.

 

Santa Luzia / Papel de Parede | Fonte: Google

 

*Santa Luzia – tijolos feitos de poliuretano reciclado (tipo isopor), super leves. Com 14 opções de cores, os mais parecidos com o tijolinho convencional são: Ecobrick Terracota (mais claro) e Ecobrick Tijolo Envelhecido (mais escuro). Mais informações aqui.

*Papel de parede tipo tijolinho – Se você não quer ter muito trabalho e deseja optar por algo mais prático e econômico, a dica é investir em revestimentos superficiais, como papel de parede ou adesivo de parede. Se essa for a sua escolha, basta decidir qual o estilo desejado e aplicar em sua parede!

Após escolher o tamanho e a cor do tijolos que você vai usar na parede, é hora de escolher o rejunte. Existem várias formas de fazê-lo, já que a argamassa pode ser aplicada de diferentes maneiras nas juntas.

Conheça as três principais formas:

Junta cheia: estilo muito utilizado, em que o preenchimento da argamassa acaba ficando no mesmo nível entre os tijolos, dando um ar mais rústico e envelhecido.

Junta seca: nesta forma a argamassa fica escondida, dando a impressão de que os tijolinhos estão empilhados, agregando um visual mais moderno;

Junta frisada: estilo muito utilizado, nesse tipo a argamassa fica aparente, mas ela é removida entre os tijolos, criando um efeito de profundidade.

Não quer fazer obra? Opte por materiais que imitam tijolos aparentes!

Como você já sabe quais são todos os tipos de juntas e acabamentos possíveis, dessa forma, vai saber como escolher o revestimento superficial facilmente. Não esqueça de consultar um profissional para a escolha dos materiais que melhor se adequam ao seu lar.